24/04/09 Reunião COVISA - Antes da manifestação

Relato da reunião de 24 de abril de 2009

Tópicos discutidos:

1.       Cadastramento das castrações: estudar a descentralização do cadastramento para todas as regiões de SP.

2.       Aumento dos locais para castração (reabrir credenciamento, aumentar estabelecimentos e o número de castrações); distribuição dos locais pela cidade.

  1. Ações que estão sendo feitas na manutenção dos animais nos canis individuais do CCZ:
    1. avaliação comportamental, revisão dos processos operacionais, avaliação do bem-estar: que estão resultando em algumas mudanças que já foram efetivadas (colocação de jornais nos canis individuais, orientação sobre o manejo, inicio dos passeios com os animais).
b.      Que todos os animais que estão sendo mantidos sejam microchipados. Na entrada da internação o animal seria microchipado, suas caracterisicas (resenha) anotada na sua ficha individual.

c.       Em relação à manutenção dos animais no CCZ,  a proposta que saiu da reunião é que haja um protocolo individual de todos os animais, uma ficha de cada um pendurada nos canis, inclusive nos canis coletivos. Que contenha os dados de cada animal e espaço para o funcionário ou veterinário responsável pela vistoria/avaliação assinar e colocar o horário que observou o animal. Cada animal deve ser observado diariamente. Uma das sugestões é que um contato seja feito com o animal, tocando nele, passando a mão por todo o seu corpo. Seria uma forma de contato, já trabalhando a reabilitação, e também para detectar lesões ou dores. Na avaliação diária, o funcionário ou veterinário passa o leitor, identifica o animal  e registra no prontuário do animal. A avaliação poderia acontecer duas vezes ao dia, no momento da alimentação dos animais. Que se crie uma rotina dessa avaliação com o procedimento para a mesma.

d.      Sensibilização dos funcionários de forma continua.

e.      Que os procedimentos internos com os animais sejam divulgados ou que sejam públicos, relacionando o responsável.

f.        Enriquecimento ambiental para os animais que estão sendo mantidos: os especialistas vão estudar como se daria isso, as vantagens e desvantagens de cada um. Também a questão de manter um radio sem musicas, com vozes humanas nos canis. Foi lembrado pelo Dr. Mauro que os animais tem comprometimento antes de chegar no CCZ. Eles potencialmente desenvolvem distúrbios de comportamento por não receberem estímulos adequados. Precisa ser uma pratica individual, identificar em cada animal a necessidade. A discussão sobre os enriquecedores ambientais deve ficar para outro momento. Eduardo cinotécnico colocou à disposição uma esteira.

g.       Lista casada de animais do ccz para adoção ou para reabilitação: todos foram convidados a pensar em como seria essa lista casada. Há dificuldade de reabilitar animais nas condições que são mantidos dentro do CCZ. Falaram que há poucas ONGs capazes para fazer isso (pegar o animal e reabilitar). Eduardo vai enviar uma relação de profissionais que poderiam fazer esse trabalho com ONGs e protetores independentes.  O CCZ teria que entregar castrado, vacinado raiva, e demais doenças espécie-especifica.

h.      Treinamento para os funcionários que estarão aptos ou não aptos a conduzir o cão.

4.       Lilian: falou sobre projeto protocolado no ccz sobre os passeios com os animais. Sugeriu um curso capacitante para os voluntários que o Jorge cinotécnico ofereceria para os voluntários.  Disse que foi aprovado pelo CCZ e COVISA depois foi cancelado. Vai mandar novamente.

5.       Quando foi colocada a proposta em relação a ter locais contratados por COVISA para a reabilitação dos animais, sugeriram  que a Prefeitura construa locais para isso e que as ONGs poderiam administrar em parceria. Nenhuma ONG de proteção animal teria condições nesse momento de receber animais para reabilitação. Somente o Eduardo cinotécnico se  colocou à disposição para isso, tendo condições de absorver ao redor de 300 animais.

6.       Renato( Natureza em Forma): faz um trabalho de adoção e acompanhamento de animais adotados. Tem dois pontos de adoção de animais. Poderia pegar animais do CCZ para levar nesses dois pontos. Vai propor regras para isso para ser estudado pela Prefeitura.

7.       Solicitaram que o centro cirúrgico do CCZ seja utilizado todos os dias da semana. Que fossem contratados veterinários (chamados do concurso público) – por exemplo com carga horária de 12 horas semanas, uns 5 veterinários, que seriam capacitados para fazer o trabalho de castração. O CCZ poderia, então, castrar também os animais das protetoras independentes que fazem um trabalho que a Prefeitura deveria fazer: cadastram os animais, levam para castrar e devolvem para o dono ou arrumam dono para os que não tem. Esses protetores independentes seriam cadastrados, teríamos uma lista deles, e começaríamos uma ação com eles. Eles não poderiam ter limites de castração e nem limite de animais nos nomes deles. Falam que a maioria já tem o limite permitido de animais nos nomes deles e que agora não podem colocar mais nenhum. Isso está sendo um grande problema. Até a chamada de veterinários concursados, os protetores arrumariam veterinários que iriam realizar nos primeiros meses as cirurgias no centro cirúrgico do Ccz; o material e medicação necessária seria toda oferecida pelo CCZ. Ficarão aguardando os dias que poderão encaminhar os veteinrãrios deles. Eles castrariam os animais que eles estariam encaminhando , por exemplo. Abrir edital especifica para castração no ccz até que sejam chamados os veterinários de concurso.  Ter prazo para começar. Discutir novamente esse ponto na próxima reunião com respostas.

8.       Fazer Cadastro: protetor independente, individuo, ong

9.       Adoção:
a.       Estruturar pontos de adoção nos distritos. As ONG´s ficariam nos pontos no sábado e no domingo com os animais. O CCZ seria responsável em levar e trazer os animais.  
b.      Verificar possibilidade dos animais serem levados pelos veículos da zoonoses para locais de adoção de ONG´s. Eu respondi que não via problema nisso mas que precisaríamos colocar regras.
c.       ONG´s cadastradas e protetores independentes cadastrados pelo CCZ ou pelo Programa devem ter uma parceria no sentido da retirar de animais na sexta feira a noite, levá-los para adoção no sábado e domingo e devolve-los na segunda feira. Respondi que acredito que poderia ser feito mas que precisaríamos junto com o CCZ estipular as regras para isso.

10.   Acham que o programa deve abranger outros animais, pelo menos os que estão sendo mantidos no CCZ. Relataram que no caso dos cavalos, se a protetora não leva comida que muitas vezes ficaram sem.

11.   Perguntaram da possibilidade de divulgar o nome dos doadores de coisas, Rejane disse que dentro do CCZ não poderia. Nas feiras de adoção fora do CCZ sim. As ONGs ofereceram de divulgar essas empresas no site deles.

12.   .Pediram para serem tiradas fotos diárias de animais novos e comunicar animais adotados para que renovassem no site. Respondi que estaríamos especificando um funcionário do CCZ para fazer isso e na próxima reunião responderíamos.

13.   Falaram que CCZ tem que se organizar para não faltar mais ração. Perguntaram se estava faltando ração ou se estava tudo certo. Relatei o problema do pregão com a ração de gato mas que uma compra de emergência seria feita.

14.   Por fim falaram sobre a contratação dos veterinários do concurso para esse primeiro semestre ainda, com capacitação dos mesmos para a nova realidade do CCZ: saberem castrar e saberem clinica medica e clinica cirúrgica de abrigos. Respondi que estaríamos fazendo uma capacitação dos veterinários ainda no primeiro semestre. Querem que passemos a data que isso vai acontecer e disse que a próxima reunião passaria.

15.   Houve questionamento sobre o planejamento do orçamento para 2010 e quando, pois pelo que sabiam isso deveria ser feito em maio/junho. Na próxima reunião levarei informações sobre o quanto será solicitado para a castração e para a microchipagem dos animais. Também a informação sobre a construção demais centros de adoção e reabilitação dos animais. Esses assuntos ficarão para a próxima reunião. Frisaram que é importante eles conhecerem a dotação orçamentária do programa para poderem participar do planejamento e apoiar que seja conseguido o necessário para 2010.

16.   Quanto à fiscalização do comercio, que se monte duas equipes de fiscalização (foi sugerida a compra de duas vans, com veterinário do concurso para fiscalizarem pontos de comercio e produtores de filhotes). Isso estará novamente na pauta da próxima reunião.

Prioridades:
                                 i.            Descentralização dos cadastro
                               ii.            Edital de credenciamento ainda no primeiro semestre 2010
                              iii.            Capacitação e sensibilização dos funcionários para passeios
                             iv.            Estudar a questão do enriquecimento ambiental
                               v.            Capacitar voluntários
                             vi.            Lista casada
                            vii.            Disponibilizar a sala de esterilização no ccz e materiais e medicamentos necessários para veterinários voluntários. Fazer cadastramento dos protetores independentes
                          viii.            Adoção:
a.       Diversas formas: ONGs enviarem propostas
b.      Fotos diárias para alimentar site – alguém do ccz
                             ix.            Chamar veterinários pelo concurso para castrar animais
                               x.            Chamar veterinários para fiscalização de pontos de comercio
                             xi.            Orçamento para o ano que vem: descentralização das cirurgias nas suvis, chamar veterinários do concurso publico.
                            xii.            Falar dos orçamentos para 2010: Microchipagem em massa; castração para obter impacto

Pauta para próxima reunião:
         i.            Cpda
       ii.            Educação
      iii.            Castração protetores
     iv.            Adoção coletivos
       v.            Adoção em pontos da subprefeitura
     vi.            Castração no ccz
    vii.            Voluntariado
  viii.            Orçamento 2010
     ix.            Vistorias zoosanitarias