PERIGO: Fotos das instalações do CCZ

Outro fator que vem sendo constamente ignorado, é a manutenção e a necessidade urgente de reforma na estrutura física dos canis, entre tantas outras providências.

Muitos portões encontram-se caídos, com trincos quebrados, enferrujados, com ferros soltos e expostos, pondendo ferir gravemente pessoas e animais. Vários portões internos e externos dos canis não fecham por estarem desalinhados ou então por estarem emperrados por entulhos das tampas de esgoto quebradas, existentes nos diversos corredores que separam um canil do outro.

Sem mencionar o fato que a segurança de pessoas e animais fica seriamente comprometida, pois tal deficiência facilita a fuga dos cães na hora da limpeza, manejo e medicação dos mesmos.

Como via de regra os portões externos do CCZ ficam abertos, esses animais correm permanentemente o risco de fugirem para as vias públicas, não serem jamais recuperados, serem atropelados e mortos, podendo ainda ferir outros animais e pessoas, ao sentirem-se ameaçados.

Além disso, já houve morte de alguns animais por brigas, uma vez que, com portões que mal fecham, fica fácil o ataque de animais mais dominantes àqueles mais dóceis, pela dificuldade de conteção dos mesmos em seus canis de origem.

Não raro, funcionários e voluntários se machucam nas tampas de cimento quebradas e totalmente instáveis para serem pisadas, prendem os pés nos vários buracos existentes no local, correm o risco de se contaminarem na rede de esgoto exposta, se cortam nos arames que se soltam dos velhos portões, sendo que alguns cães também já tiveram suas patas presas nessas tampas, que mais parece verdadeiras armadilhas.