quarta-feira, 21 de julho de 2010

KASSAB CUMPRA SUA PALAVRA


Você sabe o que a Prefeitura de São Paulo fez depois da Manifestação "CCZ: MUDA OU FECHA"? QUASE NADA.



KASSAB CUMPRA SUA PALAVRA!


As promessas do Prefeito Kassab foram esquecidas.
As mudanças a favor dos animais são poucas.


A PREFEITURA DE SÃO PAULO CONTINUA NÃO SE IMPORTANDO COM OS ANIMAIS DA CIDADE.


Durante 14 meses a Comissão de Protetores tentou insistentemente fazer com que a Prefeitura de São Paulo cumprisse seus COMPROMISSOS com os animais da cidade!

Inúmeras reuniões, documentos protocolados, emails enviados. Infelizmente a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a COVISA não se manifestaram favoravelmente à execução de suas promessas.

O último OFÍCIO dia 11 de Junho de 2010 cobrando as promessas foi protocolado na prefeitura http://documentoccz.blogspot.com/p/oficio-enviado-covisa-e-prefeitura-em.html e enviado à Coordenadora da COVISA.Em 14 de Junho de 2010 a resposta da Coordenadora da COVISA e nem mais um sinal: http://documentoccz.blogspot.com/p/resposta-da-covisa-ao-documento.html

A responsabilidade de tanto descaso é do Senhor Prefeito Gilberto Kassab!

AJUDEM OS ANIMAIS da cidade. Enviem cartas ao Prefeito, Secretário de Relações Governamentais, Secretário de Saúde e Coordenadora da COVISA, que são os responsáveis pela situação em que os animais hoje se encontram cobrando que apenas façam o que prometeram.Assinem o Abaixo Assinado
Abaixo algumas das reivindicações dos protetores, prometidas pelo Prefeito, que não foram cumpridas:

  • Animais ainda estão submetidos a situação de maus tratos, em contato com a umidade, sem a proteção necessária e prometida
Ainda não instalaram os toldos de proteção contra o frio 

Ainda não colocaram os pallets plásticos para proteção no solo.

Até o momento, em razão da inércia da Prefeitura e da COVISA, o pedido de aprovação dos orçamentos para a compra de toldos (tipo cortina), encontra-se estagnado, assim como, da compra dos pallets de plástico. Aqueles, certamente combaterão os efeitos agressivos do vento, umidade e radiação solar. Esses, possibilitarão uma limpeza mais rápida e adequada dos recintos, que precisam ser lavados várias vezes por dia e evitarão que animais permaneceçam deitados em madeira molhada, como ocorre no momento, com a utilização improvisada dos pallets de madeira, muito pesados para remoção manual constante e que demoram muito para secarem. 



Sem contar que, não há pallets e casinhas de madeira suficientes para todos os cães e vários deles acabam deitando-se no chão frio, trazendo-lhes vários problemas de saúde, especialmente para filhotes e animais idosos, agravando ainda a situação dos animais doentes

A ineficácia de ações efetivas por parte da Prefeitura e COVISA vem forçando a tomada de medidas de improviso e de pouco resultado prático, utilizando-se restos de mobiliário velho, enferrujado, sucateado e já descartado pelo CCZ, para a fabricação de placas de proteção contra o vento, insuficientes para protegerem adequadamente todos os canis, sem mencionarmos o fato de que pessoas e animais podem se cortar e se ferir, na movimentação do dia-a-dia. 

Semanalmente, tais falhas são apontadas à gerência do CCZ, por meio da elaboração de relatórios de voluntários, muitas vezes ilustrados por fotos (veja anexos), que atuam ali todos os dias, em sistema de revezamento. 

Porém, catorze meses se passaram, dois invernos chegaram e a Prefeitura e a COVISA sequer cumpriram as promessas feitas no lançamento do PROBEM - Programa de Bem Estar Animal SP, lançado em 02/07/09. 

Animais, funcionários e voluntários diariamente correm o risco de se ferir gravemente nos portões enferrujados e pisos quebrados, sem manutenção. 

Pelo segundo inverno consecutivo, a mobilização voluntária e ações de alguns funcionários do CCZ, impediram que os animais ali internados morressem de frio. Em 2010, a chegada do inverno, provocou a arrecadação de centenas de cobertores e roupinhas (novos e usados), bem como, jornais e papelões, com o intuito de amenizar as severas temperaturas dos canis e gatil que, em dias de frio intenso, podem chegar a 3 ou 4 Cº . Em 2009, a situação também não foi diferente e, além do material mencionado, arrecadou-se também muitas casinhas de madeira e bacias plásticas, posteriormente tranformadas em camas para os cães e gatos de pequneo e médio porte. 

  • Animais, funcionários e voluntários diariamente correm o risco de se ferir gravemente nos portões enferrujados dos canis e pisos quebrados, sem manutenção.
Outro fator que vem sendo constamente ignorado, é a manutenção e a necessidade urgente de reforma na estrutura física dos canis, entre tantas outras providências. 

Muitos portões encontram-se caídos, com trincos quebrados, enferrujados, com ferros soltos e expostos, pondendo ferir gravemente pessoas e animais. Vários portões internos e externos dos canis não fecham por estarem desalinhados ou então por estarem emperrados por entulhos das tampas de esgoto quebradas, existentes nos diversos corredores que separam um canil do outro. 

Sem mencionar o fato que a segurança de pessoas e animais fica seriamente comprometida, pois tal deficiência facilita a fuga dos cães na hora da limpeza, manejo e medicação dos mesmos. 

Como via de regra os portões externos do CCZ ficam abertos, esses animais correm permanentemente o risco de fugirem para as vias públicas, não serem jamais recuperados, serem atropelados e mortos, podendo ainda ferir outros animais e pessoas, ao sentirem-se ameaçados. 

Além disso, já houve morte de alguns animais por brigas, uma vez que, com portões que mal fecham, fica fácil o ataque de animais mais dominantes àqueles mais dóceis, pela dificuldade de conteção dos mesmos em seus canis de origem.

Não raro, funcionários e voluntários se machucam nas tampas de cimento quebradas e totalmente instáveis para serem pisadas, prendem os pés nos vários buracos existentes no local, correm o risco de se contaminarem na rede de esgoto exposta, se cortam nos arames que se soltam dos velhos portões, sendo que alguns cães também já tiveram suas patas presas nessas tampas, que mais parece verdadeiras armadilhas.


  • Ainda faltam medicamentos para os animais.
Mesmo depois de quatorze meses, das reuniões onde os membros da Comissão de defesa dos Animais cobraram a regularização da compra de medicamentos, ainda há falta.

Existe a necessidade do fornecimento constante dos mesmos para atender a demanda. Não é possível que um item tão importante, já que falamos de vidas, falte num órgão que trata de saúde pública.
Não é mais aceitável que este seja um item de cobrança de regularização de compra/fornecimento.

Medicamentos não podem faltar nem por um dia, nem por uma semana, nem as vezes.

A maior parte, quano falta, é doada por voluntários, ou buscada as pressas na rede pública de saúde e muitas vezes os próprios funcionários tem que comprar, com recursos próprios.

  • Animais estigmatizados continuam confinados.

Uma das mais tristes e cruéis alas do CCz de São Paulo é a ala dos animais estigmatizados como agressivos e cães de grande porte.

Apesar da boa vontade e dedicação dos funcionários que trabalham do setor, a Prefeitura de São Paulo nada fez para melhorar o triste quadro de confinamento a que os animais são submetidos.

Canis que medem 80cmX90cm, num ambiente mal ventilado e extremamente frio e úmido, acomodam cães das raças Pitbull, Rotweiller, Pastor Alemão, Fila e vários outros que já sofrem com a discriminação, com a estigmatização, com o abandono, muitas vezes com situações de maus tratos como espancamento e apedrejamento apenas por terem sido abandonados, ainda são confinados em canis que não proporcionam a eles nem a possibilidade de ficarem em pé, em contato constante com a fezes e urina, tendo que dormir diretamente no chão.

VEJA AS FOTOS

Em Maio de 2009 foi apresentadoaos defensores de animais , pela coordenadora do PROBEM na reunião que aconteceu na COVISA, um projeto que pretendia retirar todos os cães desta situação de crueldade, encaminhando-os para canis a fim de serem submetidos a programas de ressocialização e adestramento, a fim de inseri-los novamente na sociedade.

Infelizmente essa foi mais uma promessa que não saiu do papel.

  • A campanha para castração e identificação prioritária dos cães estigmatizados como agressivos, ficou no papel.
Na mesma reunião, que aconteceu em Maio na COVISA, foi proposta pelos membros da Comissão de Defesa aos Animais (CPA16) um projeto de castração e identificação prioritária para os animais estigmatizados, a fim de conter o constante abandono dos mesmo e identificar os proprietários de animais submetidos a situação de maus tratos. 

De imediato a proposta foi aceita e seria implementada de imediato.
Cerca de 14 meses se passaram e a proposta ainda não saiu do papel.

A construção do Núcleo de Bem Estar Animal nas dependências do CCZ, ficou no papel.

Logo após a Manifestação: CCZ MUDA OU FECHA, o prefeito Gilberto Kassab anunciou a criação do PROBEM.

Entre tantas promessas feitas, num evento com coletiva de imprensa que reuniu protetores e políticos, o anuncio da construção do núcleo de atendimento nas dependências do CCZ e a descentralização com a construção e mais quatro nucleos de atendimentos regionais, foi apenas mais uma.

A construção do núcleo era algo mais do que necessário para diminuir o sofrimento e maus tratos a que os animais ainda são submetidos nas dependências do órgão totalmente inadequado para proporcionar o bem estar necessário.

"O planejamento prevê o investimento de R$ 1,3 milhão na construção de um Núcleo de Proteção e Bem-Estar para Animais Abandonados e de R$ 700 mil para reforma e descentralização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)."

Esta promessa também não saiu do papel


  • A aquisição de 50 mil microchips, ficou no papel.
Parole, parole, parole! Mirochips estão em falta no mercado...

A compra de cinqüenta mil mirochips para dar continuidade ao programa de registro de identificação (RGA) dos cães e gatos e seus devidos proprietários não passou do papel.
Sem tempo está de se praticar maior inclusão dos cães e gatos, uma vez que o 
registro e identificação deve ser uma das fundamentais medidas de responsabilidade social e animal.
Mais do que momento de inovar. A cidade está devendo aos cães e gatos que a política pública conquistada seja devidamente desenvolvida.

Estão esgotados os prazos das velhas promessas!

Vamos a elas:

1. Todo anima que sair do CCZ/SP estará portando microchip (de preferência não móvel e de boa qualidade). Não faltará material!

Inverdade, e até onde se sabe o CCZ/SP está devendo mirochips a outros CCZs por pedir emprestado;

2. Como primeira campanha serão chamados os proprietários de Pits e suas 
misturas!

Inverdade, até hoje nem sombra dessa compra. As “escusas” são de todos os tipos. Pregão, licitação, data de validade, especificação. Estórias e mais estórias...

É inquestionável que há muito a ser feito em relação à eficiência, mas é necessário dar um basta neste “embromeicham”. Os animais de nossa cidade não merecem tamanho desrespeito. 
Com a palavra o Rei sufoco


  •  O Programa de Adoção e Conscientização continuado, ficou no papel.
Um único Centro de Controle de Zoonoses!

Um milhão e meio de metro quadros, treze milhões de habitantes, perto de quatro milhões de unidades residências e mais de três milhões de animais desenham a cidade de São Paulo.

A cidade mais rica e a maior do país, em trinta anos, somente construiu um Centro de Controle de Zoonoses apesar das promessas de descentralizar os serviços e o atendimento aos animais, em maior quantidade cães e gatos e aos proprietários – munícipes – que convivem com animais domésticos e domesticados.

Legislação na cidade é abundante. Ativistas e simpatizantes da causa animal permanecem em números crescentes, o real estrangulamento das ações de prevenção em saúde que não encontra diretrizes, metodologia e instrumentos para efetivar uma política de gestão resolva este problema.

Animais se multiplicam nas ruas da cidade sem qualquer controle e os cães e gatos recolhidos e/ou recebidos no único Centro de Controle de Zoonoses não podem ser rapidamente encaminhados para o Programa de Adoção a fim de serem recolocados com agilidade e eficiência porque não existe um Programa de Adoção.

Os cães e gatos do CCZ/SP não são doados!

A equivocada campanha publicitária promovida pela Prefeitura, investimento de
quatro milhões de reais, que estampava cenas de abandono e promovia o PROBEM – Programa de Bem-Estar Animal nas emissoras de TV, não surtiu resultado algum, contrariamente, percebe-se que o abandono de animais cresceu.

Ainda assim, com um impacto visível, nossa Prefeitura não se mobilizou para praticar as ações que estão contempladas no PROBEM.

As disponibilidades externas de eventos que se espalham pela cidade e favorecem com mais rapidez o acesso do novo acolhedor para um cão ou gato morador do CCZ/ SP são vistas e tratadas com ceticismo pelos gestores do órgão. Assim como a utilização de uma ferramenta -sem qualquer custo- para doar animais, "Quero Um Bicho" está desprezado, não alimentado com fotos dos animais disponíveis. Portanto, não há empenho, boa vontade, em última análise o cumprimento da obrigação legal de fazer.

Se formos pensar mais profundamente na prática "não faz porque não pode, não pode porque não faz", poderemos encontrar aí a mão contrária da evolução.

CCZ lotado... Cidade lotada... Risco... A volta da morte.

Então para dizer que nada está sendo feito, eventos e festinhas motivadas e promovidas por Voluntários seguidos de alguns funcionários que se disponibilizam a divulgarem pela internet em chamamentos apelativos para um público – que precisa ser encontrado – com maior vigor de divulgação, os cães e gatos que superlotam os alojamentos do CCZ/SP, em números insignificantes encontram novos lares. E a densidade populacional permanente (mesmo com as “eutanásias”) impedindo que animais em situação de rua possam o mais rapidamente ser devidamente preparados para o mais rapidamente possível serem disponibilizados para novas famílias.

Leis descumpridas:

Parcerias rejeitadas!

  •  A descentralização do núcleo de atendimento com a construção de 4 novos nucleos de atendimento regionais, ficou no papel.
A construção de quatro núcleos regionais facilitaria para que muitos proprietários reencontrassem seus animais perdidos. Hoje existe uma grande dificuldade para o resgate de animais , pois o CCZ localiza-se na Zona Norte da cidade, e pessoas que não possuem carro não tem a possibilidade de reencontrar seus cães, e mesmo que aconteça não podem levá-los para casa uma vez que é proibido tranportar animais nos veículos de tranporte público.

Infelizmente essa foi mais uma promessa que ficou no papel

  •  A verba de R$1.300.000,00 detinada pelos vereadores da cidade e São Paulo FOI PERDIDA.

Verba suplementar de vereadores dorme silenciosamente nos cofres públicos da cidade mais rica do país.

A soma de R$1.300.000 em verba suplementar destinada em benefício dos animais moradores do Centro de Controle de Zoonoses/SP dormiu em berço esplêndido no ano de 2009.

Parece que vivemos um céu de brigadeiro nas questões animais. Não falta
absolutamente nada. Os programas andam a todo vapor e os animais moradores no CCZ/SP vivem no paraíso.
Tudo na mais perfeita ordem...

Os animais não sofrem com a estação do inverno; no verão os ambientes são
refrigerados (as instalações são modernas); ração em perfeita dinâmica (pedido e abastecimento); medicamentos “em data” correta e em quantidade satisfatória; vacina espécie-específica; higiene, limpeza e manutenção do ambiente, impecáveis; nenhum dano ambiental; etólogos comportamentais socializam os animais diariamente; médicos veterinários atendem os animais com a maior presteza; filhotes são tratados devidamente em dependências especiais; todos os animais têm acesso ao sol; dormem em locais secos e em caminhas; eutanásias somente em situação extrema de sofrimento após todos os recursos; doação ágil dos cães e gatos em sistema permanente de segunda à domingo (divulgação continuada e massificada na comunidade); atendimento ao munícipe de excelente qualidade – 156 e pessoalmente – estão todos satisfeitos; poucos cães e gatos nas ruas; acesso da população de comunidades periféricas ao programa de controle reprodutivo descentralizado nas subprefeituras acompanhado de várias clínicas veterinárias conveniadas e solidárias; verbas disponíveis para quaisquer emergências etc etc. E, mais que tudo isso, a “boa vontade” dos profissionais, gestores e responsáveis, em atender os elementos básicos de bem-estar animal. É mesmo um céu de brigadeiro!

Então, porque haveria de vereadores suplementarem verbas ao econômico e financeiramente estável, Centro de Controle de Zoonoses da cidade da São Paulo sob a administração do Senhor Gilberto Kassab atual Prefeito?

Dispensá-las, as verbas, então foi uma questão de coerência política?

Evidente que não! A cidade de São Paulo trata seus animais com promessas, mesmo quando basta “lançar mão” do conquistado prefere, opta, por desprezar a inteligência e a cidadania de seus co-habitantes. Submete os defensores dos animais a extrema tolerância e aos pagadores de impostos, geradores de renda, à insignificância de suportar o final de um mandato!



KASSAB, QUEREMOS QUE VOCÊ FAÇA APENAS O QUE PROMETEU.


CUMPRA A SUA PALAVRA!


ABAIXO ASSINADO

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6703



Modelo de carta a ser enviado:



Para:
Prefeito Gilberto Kassab - prefeito@prefeitura.sp.gov.br
Secretário de Saúde Januário Montone - januariomontone@prefeitura.sp.gov.br Antonio Carlos Rizeque Malufe - relacoesgovernamentais@prefeitura.sp.gov.br
COVISA Inês Romano - iromano@prefeitura.sp.gov.br
Amigos dos Bichos - amigosdosbichosdoccz@gmail.com


Excelentíssimos Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, Secretário Municipal de Saúde Januário Montoni, Coordenadora da Vigilância em Saúde Inês Suarez Romano.


Senhores, promessas não são mais aceitáveis.


Há mais de um ano Vossas Excelências assumiram compromissos com a população de São Paulo para um tratamento ético dos animais da cidade, porém quase nada mudou!


1. O Centro de Zoonoses de São Paulo continua sem medicamentos para tratamento dos animais;

2.
Animais continuam submetidos à umidade, em situação de maus-tratos, sem a proteção mínima necessária e prometida: toldo vertical e pallets plásticos nos canis;

3
. Animais, funcionários e voluntários correm risco de se ferir gravemente nos portões enferrujados e pisos quebrados dos canis, todos sem manutenção;

4.
Animais estigmatizados como agressivos (cães das raças pit bull, rottweiler, doberman e outros de grande porte) continuam confinados e sem que haja a ímplementação da campanha para castração e identificação dos mesmos, prometida no passado como "imediata";

5.
A Prefeitura não criou programa continuado de adoção dos animais e conscientização da população para a guarda responsável;

6.
A construção do Núcleo de Bem Estar Animal nas dependências do CCZ /SP continua apenas no papel;

7.
A descentralização do núcleo de atendimento, com a construção de 4 novas unidades regionais, continua apenas no papel;

8. A aquisição de 50.000 microchips, continua apenas no papel;

9.
A verba de R$1.300.000,00, destinada pelos vereadores às melhorias das condições dos animais no CCZ/SP em 2009, foi PERDIDA por não ter sido aplicada a tempo, dentro do prazo legal.

10.
A ampliação dos convênios prometida desde julho de 2008, também ficou no papel Promessas não são mais aceitáveis.

Cumpram sua palavra!
Atitudes já!

Nome Completo:


4 comentários:

  1. Sendo a cidade de São Paulo a mais desenvolvida do país, DEVERIA TRATAR OS ANIMAIS COM MAIS RESPEITO E RESPONSABILIDADE. Se não sabe como fazer, copie o bom exemplo de Sorocaba e Campinas, as quais desenvolveram projetos ótimos em benefício desses amigos de quatro patas. A informação sobre essas cidades veio pelo Instituto Nina Rosa, que prima pela sua competência e amor à vida.

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler o conteúdo deste Blog, fiquei estarrecida: não imaginava que a situação dos bichos tutelados pelo Estado mais rico da União fosse essa, de total descaso e abandono pelas autoridades responsáveis pelo setor. Tudo isso só vem denegrir a imagem dos atuais dirigentes, que ficará manchada indelevelmente pela falta de compromisso com a palavra dada e as promessas feitas.
    Maria Hedwiges da Silva
    Brasília, DF

    ResponderExcluir
  3. Promessa feitas e não cumpridas isso é rotina no nosso País, uma VERGONHA, as eleiçoes estão ai pra mostrarem as caras de sínicos, e repetirem a dose, que o nosso povo abram os olhos e ouvidos para não cometerem mais uma loucura, é muito difícil pq é quase 0% de chance pra acertamos naqueles que realmente vivam com a verdade, dignidade e caráter, apoio a luta de vocês, belo exemplo.
    Márcia Rocha - Recife

    ResponderExcluir
  4. pode ver que essa CCZ é um cabide de emprego

    CCZ DE SÃO PAULO - SP RECORD DENUNCIA DE MAUS TRATOS
    http://www.youtube.com/watch?v=cI289jJ59kg

    ResponderExcluir